Pensar na organização da sala de aula é muito importante, já que ela precisa refletir a proposta pedagógica oferecida pela escola, os objetivos de aprendizagem do professor e suas intencionalidades. Além disso, vale ressaltar que a organização do ambiente deve refletir a “cara” da instituição!
Leia e saiba mais tudo sobre gestão e organização da sala de aula!
Confira também: Como dar feedback aos alunos?
Como se constitui a organização da sala de aula?
Tratar a sala de aula como um local flexível é um dos primeiros passos para se pensar nas diversificações das práticas pedagógicas. Para tentar algo diferente em sala, como uma dinâmica diferente, por exemplo, a disposição dos indivíduos ali presentes fará toda a diferença para o sucesso da atividade.
A disposição e a organização da sala de aula podem chancelar ou refutar uma proposta pedagógica. As carteiras, por exemplo, são o elemento mais visível.
Se todas as carteiras forem enfileiradas apontando para uma educação centralizada no professor, ele é colocado como detentor do conhecimento e tem todos os olhos voltados para si. Porém, se a ideia pedagógica for, por exemplo, uma dinâmica em que os alunos devem trocar informações entre si, essa disposição considerada tradicional pode não ser a melhor opção para o sucesso do aprendizado.
Confira alguns modelos de organização da sala de aula de aula:
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Fileiras juntas e organizadas horizontalmente
Todos os alunos ficam voltados para o professor, porém todas as cadeiras unidas. Dessa maneira, os alunos conseguem interagir entre si e o professor cria um ambiente mais interativo para o aprendizado dos estudantes.
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Em U
A organização da sala de aula “em U” permite a troca entre os estudantes, sem deixar de lado a interação do grupo com o professor. Pode ser utilizada na condução de atividades individuais, mas que prezam por contextos coletivos. Além disso, é ótima alternativa para debates. O formato em U ainda tem o professor como referência no espaço vago, embora ele já seja mais mediador do que expositor de conteúdo.
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Em círculo
Esse modelo de organização da sala de aula deve ser utilizado quando o professor deseja ser o mediador da aprendizagem. O professor pode estar no círculo ou fora dele. No primeiro caso ele participa da atividade, no segundo ele observa e avalia o desenvolvimento da mesma.
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Em grupos de quatro, cinco ou seis
A organização do espaço da sala de aula em grupos, permite com que o professor tenha um olhar do todo e caminhe entre os alunos para realizar interferências e dar orientações baseadas nas dificuldades e potencialidades de cada grupo. O Trabalho em grupo é uma ótima ferramenta para o trabalho em grupo
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Cadeiras voltadas para si
Dessa maneira, o professor se torna um mero observador. A ideia é que todos os alunos consigam se olhar, ouvir e debater, deixando bem claro que o professor não está lá para intervir no assunto discutido.
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Duas fileiras voltadas umas para as outras
Com essa organização da sala de aula, os alunos conseguem se enxergar e interagir entre si para realizar as atividades. Além disso, há espaço para que o professor transite entre os estudantes para tirar dúvidas e ajudar com o que for necessário. Nesse modelo o professor diminui a possibilidade de que exista um fundão.
A importância da organização da sala de aula: não se prive ao tradicional!
Repensar as dinâmicas da organização da sala de aula, assim como utilizar o método da sala de aula invertida, é uma forma muito importante de quebrar alguns paradigmas educacionais.
Mesmo com a vida sendo baseada em movimento, “correria” e responsabilidades, o sistema educacional insiste em colocar os estudantes, desde muito cedo, sentados em uma carteira, trabalhando somente a visão e a audição, e privando-os de qualquer movimento durante horas.
Quando há mudanças na organização da sala de aula, os alunos conseguem se soltar mais, além de fazer com que o aprendizado se torne mais interativo e eficiente. Vale ressaltar que a mudança da conformação de cadeiras deve ser feita de forma intencional e com um sentido pedagógico claro.
Organização da sala de aula: planejamento ambiental
O planejamento ambiental é um conceito utilizado no contexto de diversas áreas do conhecimento para se referir a processos e mecanismos de sistematização de ações que procuram atingir metas e objetivos, ou seja, é a relação que a organização do ambiente escolar possui com o sucesso da proposta pedagógica.
Ele gera alguns efeitos fundamentais para a sala de aula. Confira quatro deles:
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Minimiza o congestionamento
Uma boa organização de sala de aula consegue diminuir o congestionamento dentro da sala de aula. É muito importante que o professor organize a sala de aula de forma que todos os alunos tenham visão e acesso aos materiais propostos.
Em caso de possuir algum aluno com deficiência física, essa questão é mais do que necessária.Contudo, mais do que isso, a ordem é um fator educativo de extrema importância. Vale ressaltar que o congestionamento dificulta o professor de acessar todos os pontos da sala, o que gera um impacto negativo na efetivação do planejamento de aula.
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Provê segurança e conforto
Um planejamento bem feito faz com que os alunos se sintam seguros e confortáveis para aprender. O professor precisa estar ciente de que os suplementos utilizados em sala de aula não causarão danos ou qualquer problema aos estudantes.
A utilização de cores diferentes no ambiente, evitando as muito escuras e fechadas, podem ajudar a trazer conforto para o meio educacional. Além disso, os professores podem tentar trazer tapetes para os alunos se sentarem no chão, fazendo com que o conforto seja ainda maior!
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Estimula o interesse
O professor deve pensar em elementos para compor o seu planejamento ambiental que façam com que os alunos tenham interesse em estar na sala de aula. Alguns cartazes com informações sobre as matérias ou perguntas que instiguem a curiosidade podem ser de grande ajuda nesse processo.
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Reduz a distração
O ambiente educacional deve ser um local que procure fazer com que o foco máximo da atenção dos alunos seja na atividade proposta. Um bom planejamento do ambiente da sala de aula faz com que a distração seja mínima e o aprendizado seja mais bem aproveitado!
Por fim, procure mudar os espaços de aprendizado!
Não se prive somente à sala de aula. A instituição e o professor devem entender a circulação e acesso pela cidade como um direito fundamental do aluno.
Assim, mudar um pouco a organização da sala de aula, fazendo a aula acontecer em locais diferentes, como em parques e praças, além de inserir ao plano de aula visitações a museus e casas de cultura, podem ser muito importantes para o desenvolvimento, não só educacional, mas também humanitário e social dos estudantes! A educação formal pode acontecer em espaços não-formais, lembre-se disso!
Assisti a todas as suas aulas e fiquei simplesmente encantada além de ainda mais apaixonada pela Educação e sinceramente eu acreditava que isso não fosse possível.
Muito obrigada por tanto.
Você me inspirou demais após meus 24 anos de dedicação e buscando sempre me reinventar na minha formação continuada, que foi onde te encontrei. E que bom que te encontrei!
Grata,
Margareth Lilian Beraldo
Essas dicas de ouro me ajudarão muito em minha organização na sala de aula. Aguardo com esperança e fé, que logo possamos voltar as aulas presenciais para por em prática todo o conhecimento que estou aprendendo aqui na Educaethos . Obrigada!!
que bom!!