A metodologia ativa de aprendizagem surgiu com o intuito de aperfeiçoar o ensino, seja qual for a matéria abordada. Ela funciona utilizando uma lógica um pouco diferente do aprendizado tradicional, porém prometendo trazer ótimos resultados a sala de aula.
Leia e saiba mais sobre metodologias ativas para uma educação inovadora!
Como podemos definir a forma de aprendizagem ativa?
Metodologia de ensino corresponde aos métodos utilizados por uma instituição ou professor para transmitir o conhecimento para o aluno. Uma aula expositiva, com o professor explicando a matéria para os alunos copiarem ou a leitura de um livro em grupo são métodos que podem ser utilizados em salas de aula. Isso, provavelmente, você já sabe.
Mas você tem ideia de o que são metodologias ativas de aprendizagem?
Basicamente, são técnicas que colocam o estudante como protagonista na obtenção do conhecimento. Ou seja, com a metodologia ativa de ensino, ele possui maior autonomia e participação do que nos métodos tradicionais.
Como as metodologias ativas de ensino favorecem o aprendizado?
A metodologia ativa de aprendizagem busca ampliar o engajamento do aluno com o conteúdo, a partir do momento que ele se vê aprendendo de uma forma mais participativa.
É comprovado que a retenção do aprendizado é maior quando o estudante simula e tenta resolver um problema em conjunto com métodos ativos, quando comparados a uma simples leitura ou uma palestra.
Além disso, por estimular a resolução de problemas práticos, as metodologias ativas de ensino contribuem para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Os alunos também conseguem aprender a ter autonomia, reponsabilidade, proatividade, independência e trabalho em equipe.
Isso quer dizer que o plano de aula metodologia ativa contribui para o desenvolvimento tanto da dimensão cognitiva quanto da socioemocional do estudante. Isso acontece porque os alunos aprendem a lidar com problemas advindos do trabalho da sua segurança e confiança para enfrentar situações complexas, tanto na escola quanto na vida.
Os alunos também aprendem a expor a sua opinião e a respeitar pensamentos diferentes do seu próprio.
Exemplos de metodologias ativas
Existem algumas práticas que utilizam as metodologias ativas. Exemplos:
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Sala de Aula Invertida
Como o nome sugere, é um método ativo de ensino em que a lógica da organização da sala de aula é invertida por completo. Mas não trocando a posição das mesas dos alunos e o quadro do professor de lugar ou qualquer outro objeto da sala. A sala de aula invertida consiste em fazer a inversão do uso da sala em relação ao que é convencional.
Ao invés do conteúdo ser explicado pelo professor em sala de aula, o aluno entra em contato com o conhecimento em casa, sozinho, com o auxílio de livros ou vídeo-aulas online.
Dessa maneira, o encontro do professor com os alunos, no horário destinado para aquela aula, se transforma em um momento para apenas aprofundar a compreensão do estudante e esclarecer possíveis dúvidas.
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Problemas
Já que os conteúdos foram estudados previamente, o professor consegue utilizar o tempo de aula para promover a aprendizagem a partir da resolução de problemas.
Assim, os estudantes são estimulados a encarar desafios e resolvê-los de forma colaborativa, explorando diversas soluções possíveis.
Esse é um dos tipos de metodologias ativas mais utilizado pelos profissionais da educação, já que explora a capacidade que o aluno possui de investigar, refletir, criar uma hipótese e testá-la, sempre com o objetivo de resolver o problema a que foi atribuído.
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Projetos
Outra maneira de trazer as metodologias ativas para dentro da sala de aula é colocar o aluno para exercitar o conteúdo aprendido a partir da prática, com a elaboração de projetos.
Esse método é excelente para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, pois ensina a lidar bem com desafios e a ter responsabilidade com seus problemas.
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Estudos de caso
Enquanto os outros estilos de aprendizagem e metodologias ativas são baseados em problemas e projetos criados com fins didáticos, o estudo de caso aborda uma situação real.
O objetivo é estudar um acontecimento ou uma sucessão de eventos que aconteceram de fato. O método faz com que os estudantes façam uma análise sobre o caso, investigando-o por múltiplas perspectivas para chegar a uma conclusão sobre o acontecido.
A sua produção estimula a conexão de ideias, confrontando teorias diferentes de cada estudante e depois chegando a uma conclusão final.
É muito interessante que o aluno aprenda com experiências reais, porque assim aumenta a sua compreensão quanto à complexidade que o espera fora da sala de aula.
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Atividades em times
Nos métodos de ensino em times, a turma se divide em grupos.
Assim, o professor orienta a atividade, que pode ser baseada nos métodos citados anteriormente, e os alunos são estimulados a chegar a uma solução colaborativa para o que lhes foi proposto, de modo que os estudantes aprendam a divergir ideias e chegar a uma conclusão do grupo.
Agora que você já sabe como aplicar a metodologia ativa para sala de aula, é hora de começar a utilizar esse métodos e melhorar o aprendizado em sua sala de aula!
Achei bem interessante essa metodologia,isso vai ajudar me a fazer as aulas mais dinâmicas.
Obrigada pelos conteúdo
Conteúdos: parte interessadas de um projeto positivas e negativas ao finalizar, o aluno e capaz de identificar a parte negativas e positivas.