Você sabe como dar feedback aos alunos? Sabia que existem algumas maneiras que possibilitam ao aluno analisar seus erros e ser estimulado a procurar a melhora constante?
Leia e saiba tudo sobre o assunto!
Qual a importância do feedback?
Dar feedback é fundamental para que os alunos tenham consciência plena sobre o processo de aprendizagem do qual fizeram ou fazem parte, sendo capazes de perceber:
- o que estão aprendendo,
- como estão aprendendo e
- o que podem fazer, em grupo ou individualmente, para melhorar o seu desempenho, (tanto nos conceitos curriculares quanto às competências gerais não relacionadas a um conteúdo disciplinar específico.)
O seu objetivo é colaborar com o desempenho do estudante no processo de aprendizagem. Pode ser feito de forma verbal, escrita ou gestual, mas, no final das contas, deve dar ao aluno dicas e orientações para que ele se sinta capaz de aperfeiçoar alguma característica ou práticas.
O feedback não deve ser encarado como uma queixa, bronca, ou até mesmo uma lição de moral.
Conheça os tipos de feedback
O feedback não é uma opinião que expressa emoção ou sentimento. Ele se trata, na verdade, de um retorno que valida ou invalida um determinado resultado com base em dados claros, objetivos e verificáveis. Por isso, é fundamental que você tenha evidências de aprendizagem bem definidas. Conheça alguns tipos de feedback:
-
Feedback positivo
Ele tem como objetivo reforçar uma ação que deve ser repetida. Por exemplo, um comportamento ou um trabalho bem apresentado. É nesse feedback que o professor deve mostrar como o aluno se saiu bem e incentivar para que ele continue no mesmo caminho.
-
Feedback construtivo
É aquele que tem como objetivo corrigir algum erro do aluno, mostrando os caminhos que o mesmo deve seguir para melhorar o seu desempenho nos estudos. Nesse momento, o mais importante não é dizer a resposta correta, mas direcionar.
Dicas para fazer um feedback eficaz para a evolução dos alunos
Confira algumas dicas para te ajudar a passar devolutivas aos seus alunos:
-
Tenha empatia
Para que a sua conversa com o estudante flua e seja eficaz, é necessário que o professor consiga entender o ponto de vista do aluno e compreenda o motivo que o levou a cometer o erro.
O objetivo não é fazer com que o aluno se sinta mal, mas que ele sinta que precisa e queira evoluir. A empatia é de grande ajuda nesse processo.
-
Mostre todos os pontos com clareza
É muito importante que o aluno entenda com clareza todos os pontos citados no feedback, seja ele positivo ou negativo.
Para isso, procure apresentar o motivou o qual o levou ao erro, ou pelo qual o fez chegar ao êxito. Ter um modelo para avaliação é um bom caminho.
-
Incentive o seu aluno
Utilize palavras de incentivo para ajudar com que o aluno se sinta capaz de aperfeiçoar e evoluir no processo de alguma maneira.
-
Mantenha o acompanhamento
Acompanhamentos de forma regular com os estudantes permitem com que eles próprios entendam a sua evolução. Mesmo que não tenha nada de errado, o aluno precisa sentir e entender que você está conectado e acompanhando cada um de seus passos.
Dessa maneira, você estimula o estudante a se desenvolver e aprender cada vez mais.
-
Foque no comportamento e não na pessoa
Procure mostrar que não existe nenhuma objeção pessoal e que o seu foco é apenas contribuir para o desenvolvimento do aluno.
-
Faça elogios sinceros
Os alunos conseguem perceber se um elogio é merecido ou sem sentido com muita rapidez. Dizer constantemente aos alunos “bom trabalho”, em longo prazo, faz com que essas palavras acabem perdendo sentido.
Para que um feedback seja efetivo, mesmo quando for para elogiar, é necessário que seja objetivo, prático e com base numa avaliação que o aluno possa perceber. Em vez de “bom trabalho”, diga “muito boa a forma como você aprofundou esse tópico em seu trabalho”.
-
Prefira encontros um a um
Uma reunião somente entre o professor e o aluno do qual irá receber o feedback é a forma mais eficaz de se dar as devolutivas. O momento precisa ser intimista para que o estudante se sinta à vontade para perguntar e indagar, absorvendo o máximo possível do que está sendo falado.
A reunião não precisa durar mais do que 10 minutos e não precisa ser presencial. Uma videoconferência pode funcionar nesse momento.
Agora que você já sabe como dar feedback aos alunos de forma eficiente, é hora de começar a colocar as nossas dicas em prática e ver os resultados mudarem!
Muito boas as dicas.
Parabéns
Gostei muito das dicas!
Ótimas dicas! Trabalhando nesta perspectiva estaremos desenvolvendo inúmeras habilidades práticas de postura, empatia e aprendizagem saudáveis.
Boas dicas, obrigado.
Bem práticas as sugestões.
E em sinergia com as técnicas de motivaçåo e estimulaçåo positivas.
Parabéns
Amei o texto e as valiosas dicas que nele estão!
Dicas muito boas. Obrigada.
Gostei, linguagem clara e objetiva.