Você acha que nós estamos preparando os nossos alunos corretamente para o mundo que os espera fora da sala de aula? Será que as habilidades que desenvolvemos no dia de hoje vão suprir as necessidades dos futuros profissionais? É exatamente sobre isso que se trata a Educação 4.0.
Leia e saiba tudo sobre o conceito!
O que é Educação 4.0?
O termo Education 4.0, no português, Educação 4.0, é uma resposta às necessidades da “Indústria 4.0”, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, onde a linguagem computacional, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas, os robôs, e muitos outros meios tecnológicos, se somam para dinamizar os processos nos mais variados segmentos da indústria.
Se torna mais do que essencial que as escolas e as universidades sejam capazes de preparar os alunos para essa nova era guiada pela automação e pelo digital. A premissa da EducaEthos é de que esse movimento de vir acompanhado, mais do que nunca, da ideia da humanização. Por mais máquinas e virtualidade que tenhamos e por maiores que sejam os benefícios disso, o ser humano se humaniza no contato com outros seres humanos. Levando isso em consideração, propomos uma Educação 4.0 humanizadora.
Na perspectiva da Educação 4.0 se acredita no learning by doing, assim como nas metodologias ativas de ensino, onde os alunos devem aprender na prática e não apenas na teoria. Desse modo, o ambiente escolar se torna mais colaborativo e dinâmico.
Como funciona a Educação 4.0?
A ideia não se resume a apenas oferecer tablets, computadores e equipamentos tecnológicos de última geração para que os alunos utilizem sala de aula. Na verdade, a maior mudança consiste em alterar significamente a abordagem do ensino oferecid
Nesse contexto, o professor deixa de ser apenas o responsável por repassar conhecimentos. Ele começa a assumir o papel de orientador e incentivador para as descobertas de cada aluno.
Além disso, se torna essencial desenvolver estudantes com habilidades autônomas, para assim se tornarem capazes de acompanhar as rápidas inovações, sabendo filtrar as informações que lhe chegam e para que não fiquem desatualizados no mercado de trabalho (quando se tratar de adultos).
Mas não é só a abordagem que precisa sofrer ajustes, a sala de aula também precisa de alterações nas suas formas de organização. Dessa maneira, aquele ambiente tradicional, com cadeiras em fileiras, deve dá lugar a um espaço com área mais colaborativa, permitindo maior interação entre os estudantes.
Nesse contexto, o aprendizado pode acontecer por meio de jogos, softwares ou aplicativos, por exemplo. Para alunos mais velhos, o material pode ser disponibilizado de forma online e o momento do encontro em sala de aula passa a ser utilizado, basicamente, para discussões e exercícios práticos, assim como na metodologia da sala de aula invertida.
Veja essa imagem com cinco áreas transformadas nesse novo mundo em que vivemos e que precisam de foco da Educação 4.0:
Quais os desafios da Educação 4.0 nas escolas brasileiras?
Para que se implante as ideias da Educação 4.0 no Brasil, é necessário acompanhar as tendências da Indústria 4.0. Porém, por sua vez, apresenta diversos desafios, tanto para professores quanto para gestores.
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Para professores
Nas pesquisas da Educação 4.0, os professores são um dos principais pilares para que a nova abordagem comece a ser aplicada. Dessa forma, eles precisam estar preparados, dominarem muito bem o conceito e possuírem facilidade com a utilização de recursos tecnológicos. Contudo, vale ressaltar que o recurso tecnológico por si mesmo não gera transformação, é a mediação do professor que é o diferencial.
Para isso, é preciso que os educadores passem a se ver como mentores.
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Para os gestores
Os gestores são outra peça-chave para garantir a transformação do modo de educação nas escolas. Pois eles, como tomadores de decisões, precisam bater o martelo para começar as mudanças da escola ou da universidade visando a Educação 4 0. Além disso, precisam fazer um acompanhamento pedagógico com os professores e dar o suporte necessário.
Os gestores precisam, juntamente com os professores, criarem uma estrutura de avaliação formativa. Pois, a partir do conceito da Educação 4.0, o tradicional modelo de notas deve dar espaço a uma avaliação mais focada no desenvolvimento pessoal dos alunos, como possibilidades de trajetórias focadas em seus interesses.
Quais as referências de atuação prática da Educação 4.0?
Os quatros referenciais teóricos da Educação 4.0 dão a sustentação para um processo de ensino de sucesso:
– O primeiro, chamado de modelo sistêmico, é a avaliação que as instituições devem fazer do cenário atual, onde pretendem chegar e qual a estratégia que deve ser adotada para conseguir o sucesso na mudança da abordagem de ensino;
– O segundo pilar propõe uma mudança do senso comum para a busca por referenciais teóricos baseados em uma educação com base nos meios científicos tecnológicos, que formarão uma base sólida para a elaboração das aulas com um novo conceito;
– Já o terceiro, se trata da gestão do conhecimento e do estudo das competências e habilidades dos alunos;
– O quarto, também conhecido como cibercultura, está relacionado com a preparação e organização dos espaços de aprendizagem para que atinjam o propósito da Educação 4.0.
Interessante, não é? Bem, é algo que devemos pensar para hoje e não para o futuro. Assim como tudo ao nosso redor, a nossa profissão também está passando por transformações e a tendência é que elas só aumentem.
Gostei muito do da matéria! Sou estudante de pedagogia. Na faculdade já havia estudado este assunto. Mas aqui está bem mais explicado!
Obrigada.
Fico muito feliz!
Parabéns pelo material. Sou pedagogo e estou muito interessado pelo tema. Me formei em outra época e trabalhei no SENAI durante 25 anos. Era uma outra abordagem. Hoje trabalho com consultoria educacional. Depois de todas as dificuldades impostas pela pandemia em 2020, vimos que simplesmente o modelo atual de “Escola” não funciona. Ead não é tecnologia, mas educação que usa tecnologia. Para a escola, não basta ter os equipamentos tecnológicos se não tiver acesso a rede de internet nem professores preparados para usá-la com metodologias pedagógicas apropriadas para a aprendizagem. Enfim, o caminho é longo, mas sem volta.