Um plano de aula bem feito é considerado peça-chave para alcançar praticamente todos os objetivos dentro de sala de aula. Ele é responsável por dar um norte para as realizações de suas atividades, assim como suas ações, sendo indispensável para os professores que querem ver alunos engajados e aprendendo verdadeiramente.
Os profissionais da área da educação que possuem o comprometimento de fazer um planejamento de aula possuem mais chances de obter sucesso no processo de aprendizagem, evitando também aulas monótonas, desestimulantes e desorganizadas.
Leia e saiba como elaborar um plano de aula que funciona!
Aproveita e veja também: Como dar feedback aos alunos?
O que é um plano de aula reverso?
Dentre as diversas maneiras de se pensar uma aula, o modelo plano de aula reverso traz a vantagem de mostrar ao professor(a) um planejamento completo, do macro ou micro. Dessa forma, todas as atividades propostas em sala de aula têm um objetivo claro para o(a) professor(a), que não fica perdido(a) pois sabe onde quer chegar. O planejamento reverso ou, como no original, Backward design, possui como proposição a ideia de começar pelo final.
Dessa maneira, o professor deve partir do objetivo que quer alcançar no fim de uma sequência de ensino-aprendizagem, para depois pensar em como chegar lá.
No plano de aula, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as perguntas devem possuir como objetivo transformar o conteúdo de ensino em investigação por parte dos alunos. A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.
Dessa maneira, seus conhecimentos se tornam algo mais complexo e profundo, e não somente algo “decorado”, como no exemplo, a dieta com base na pirâmide alimentar.
Outra característica desse modelo de plano de aula é que ele trata as avaliações como uma forma de diagnóstico e uma oportunidade de aprendizado, ou seja, elas não podem ser aplicadas somente no final do processo, como é comum no planejamento tradicional.
Com a metodologia reversa para plano de aula, a avaliação deve ser tratada como um check-up de rotina, utilizado para ver em quais pontos o aluno precisa melhorar, e não como uma necrópsia, onde não há como reverter, fazendo uma analogia com a reprovação.
Como fazer um plano de aula reverso?
Há três etapas que precisam ser seguidas para que você consiga implantar o modelo de plano de aula reverso com sucesso. Confira:
1- Você deve identificar os resultados desejados
Para começar, estabeleça o objetivo da aula, ou seja, o que os alunos precisam compreender ou fazer. Também é muito importante saber justificar porque esses conhecimentos serão importantes para o desenvolvimento dos estudantes. Para definição desses objetivos, utilize a Taxonomia de Bloom como referência.
Para escrever os objetivos de aprendizagem utilize um verbo (uma ação) e um objeto (geralmente um substantivo)
- Normalmente, o verbo se refere aos processos cognitivos desejados (ou ações associadas aos mesmos).
- O objeto normalmente descreve o conhecimento que espera-se que os estudantes adquiram ou construam.
Exemplo: Classificar animais de acordo com a espécie (nível cognitivo da compreensão na taxonomia de bloom)
2- Defina as evidências da aprendizagem desejada
Você deve descrever critérios que utilizará como referência para avaliar as evidências de aprendizagem dos alunos, como por exemplo: insuficiente, básica, intermediária e avançada.
Depois, defina por meio de quais ações e registros, os alunos demonstrarão o quanto sabiam antes da aula ou da atividade em questão e o quanto aprenderam com ela. Tente explorar também quais as oportunidades que os estudantes terão para repensar e revisar o conhecimento que estão construindo.
O nível cognitivo das evidências de aprendizagem devem estar alinhados ao nível cognitivo do objetivo de aprendizagem a que se refere.
3- Planejar experiências de aprendizagem
Por fim, defina como organizar as aprendizagens de forma que consiga atender a todos os objetivos propostos e ajudar os alunos a investigar e construir sentido – permitindo efetividade nas atividades.
Isso pode ser feito por meio de projetos, jogos, desafios e outras formas de aprendizado por metodologias ativas diversas, e, inclusive, instruções diretas sempre que necessário..
Qual a importância do plano de aula reverso?
A ferramenta varia de acordo com o tipo de conteúdo que será ensinado, seja ele um plano de aula de matemática, um plano de aula de artes, plano de aula de português ou até mesmo um plano de aula de educação física, mas a sua importância é igual independentemente da disciplina.
Baseado na metodologia ativa de ensino, o plano de aula pronto, seguindo a logística reversa, traz inúmeros benefícios para o aluno e para a instituição de ensino. Confira alguns benefícios:
Para os alunos:
1- Adquirem maior autonomia, ao serem desafiados a investigar sobre o conteúdo estudado;
2- Desenvolvem confiança quanto à sua própria capacidade de aprendizagem;
3- Passam a ver o aprendizado como algo tranquilo, desconsiderando o medo de avaliações;
4- Tornam-se protagonistas de seu aprendizado;
5- Tornam-se aptos a resolver problemas;
Para a instituição:
1- Aumenta a satisfação do aluno com a sala de aula, já que a filosofia do plano de aula reverso engaja o estudante em seu processo de aprendizagem;
2- Melhora a percepção dos alunos quanto à instituição;
3- Promove aumento do reconhecimento no mercado;
4- Aumenta atração, captação e retenção de alunos.
Portanto, a aplicação desse tipo de plano de aula tem um papel importante para a educação. O professor precisa reconhecer seu papel de planejador e saber que o planejamento de aula é uma forma de construir uma educação coerente e passível de avaliação.
Agora que você já sabe o passo a passo para criar um plano de aula reverso que realmente o auxilie em suas aulas, é hora de colocar a mão na massa e começar agora mesmo a montar o seu planejamento!
Para viver uma experiência transformadora e colocar o planejamento de aula em prática, se inscreva na próxima turma do nosso curso Plano de Aula Inovadora.
O conteúdo é exposto com clareza teórica e metodológica, e com objetividade. Aguçou ainda mais meu interesse em partcipar do curso. Parabéns! Deixo, aqui, minha pré-inscrição no curso.
Aguardo a confirmação e efetivação desta com brevidade.
Att,
Maria Helena Reis
Gostei da forma como foi explicada
Muito bom o conteúdo e me interesso muito sobre essa metodologia, gostaria muito de me inscrever no curso. aguardo. até.. Gedalva Dalgiza de Souza.
Muito bom o conteúdo e me interesso muito sobre essa metodologia, gostaria muito de me inscrever no curso. aguardo. até.. Gedalva Dalgiza de Souza.
Poderiam dar dicas como trabalhar melhor para atender o aluno, e na sala de leitura montar um plano de ação.
Temos o curso Plano de Aula Inovadora.
Gostaria de fazer esse curso
acompanhe nossa página do instagram. Estamos atualizando nosso site.
Muito bom esse conteúdo me ajudou bastante a fazer , meu relatório sobre a aplicação de metodologias ativas é um método o qual desperta no aluno x professor o prazer para que haja um ensino aprendizagem de qualidade trazendo assim momentos prazerosos no ambiente escolar.
Adorei as dicas. Parabéns!
GOSTARIA DE INOVAR OS MEUS PLANOS DE AULA DE FILOSOFIA.