Você sabe qual é a diferença entre avaliação formativa e avaliação somativa?

Sabia que a utilização dos dois conceitos em sala de aula pode proporcionar resultados melhores da educação dos seus alunos?

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O que é avaliação?

A avaliação é um processo muito importante no meio educacional, responsável por analisar o progresso do aprendizado.

De forma geral, a avaliação escolar pode ser definida como um meio de obter informações sobre os avanços e dificuldades de cada aluno, para assim o processor planejar as suas ações, a fim de conseguir ajudar o aluno a progredir, com êxito, seu processo de escolarização e aprendizagem.

Quais são os tipos de avaliação?

De acordo com os estudos de Bloom, a avaliação do processo de aprendizagem é dividida em três funções: a diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação somativa. Saiba mais sobre elas:

  • Avaliação diagnóstica

Essa forma de avaliação analítica é adequada para o início do período letivo, já que permite com que o professor conheça a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem irá acontecer.

Ela ajuda o professor a verificar o conhecimento prévio de cada aluno, para assim preparar uma nova etapa de aprendizagem para ser trabalhada ao longo do ano.

  • Avaliação formativa

A avaliação formativa tem como função o acompanhamento, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos pela disciplina.

É com essa avaliação que o aluno toma conhecimento de seus erros e acertos e encontra estímulos para continuar os seus estudos de forma progressiva. Para que esta forma de avaliação ocorra é necessário que seja baseada em critérios claros e bem estruturados. Também podemos dizer que é motivadora porque evita as tensões causadas pela as avaliações tradicionais e dá condições aos alunos a corrigirem a rota sempre que necessário.

É através desse tipo de avaliação que são fornecidos aos alunos os chamados feedbacks (vide como dar feedbacks aos alunos).

  • Avaliação somativa

Já a avaliação somativa, ou classificatória, tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao fim de um curso ou unidade de ensino. Dessa forma, os estudantes são classificados de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

Essa avaliação acontece ao fim do bimestre, trimestre, semestre ou do ano, e é organizada na forma de uma nota (ou conceito) como métrica de aprendizado.

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