A importância da tecnologia na educação nos dias de hoje é inegável, todo mundo sabe disso.

As novas ferramentas surgidas com o desenvolvimento da tecnologia podem auxiliar todos os atores envolvidos na estrutura escolar, seja facilitando o trabalho do professor e do coordenador com a otimização de processos, ou contribuindo para a aprendizagem dos alunos de forma geral.

O assunto de hoje é justamente esse: como utilizar a tecnologia no meio escolar para trazer melhores resultados?

Leia e saiba tudo!

Qual a importância da tecnologia na educação?

Os alunos da educação básica de hoje já nasceram conectados ao mundo virtual, sendo inclusive chamados de nativos digitais (embora haja alguns questionamentos em relação a isso).

Esse contexto desafia as escolas e os educadores a respeito do uso de novos recursos tecnológicos em prol do ensino. Evitar a presença deles não é necessariamente uma opção, mas integrá-los ao plano de aula  é um desafio!

É fato que os educadores ganharam o auxílio de novas ferramentas para tornar as aulas mais instigantes, diferenciadas e participativas.  Mas a questão é: com essas ferramentas os alunos estão aprendendo mais?

Como as opções de ferramentas e aplicativos são muitas, cabe ao professor selecionar aqueles que levam ao alcance dos objetivos de aprendizagem e que despertam o interesse dos alunos, para engajá-los no processo pedagógico.

Tecnologia na educação use-a como aliada no processo pedagógico!3 (1)

Quais são os benefícios da tecnologia na educação?

A tecnologia no meio educacional oferece formas bem mais práticas, lúdicas, dinâmicas e interativas de explicar determinado conteúdo, além de dar maior autonomia aos estudantes. Mas ela por si só não resolve nada. Se “orbitar” no currículo, ou seja, se não tiver conexão com o que está sendo ensinado, poderá ser, inclusive, prejudicial. Por isso, use mas não abuse. Você professor(a) é quem faz a grande diferença em sala de aula.

Confira algumas vantagens do uso da tecnologia na educação brasileira:

  • Respeita a individualidade

A instauração da tecnologia nas metodologias de ensino permite que o professor avalie melhor o desempenho de cada estudante nas atividades propostas. Isso acontece porque se torna possível que o educador tenha uma visão mais automatizada das atividades realizadas pelos alunos, assim como o número de acertos e as dúvidas que eles tiveram durante a prática.

Com essas informações em mãos, o mestre poderá adaptar os planos de aula, procurando sanar as dúvidas ainda existentes.

  • Aumenta a atenção

Aulas expositivas, com 50 minutos de duração por exemplo, são cansativas e dificilmente conseguem manter a atenção do aluno por muito tempo.

Com as novas possibilidades de ensino, através dos meios tecnológicos, o professor possui mais recursos para atrair a atenção dos estudantes por muito mais tempo! O ideal é que o professor organize sua aula em blocos de 20 minutos – mudando o formato da apresentação dos conteúdos.

Afinal, quem não fica atraído quando aprende coisas novas de um jeito inusitado, não é mesmo?

  • Aumenta a motivação

É possível tornar o ambiente escolar instigante e atrativo para crianças e adolescentes. Exercícios estimulantes, jogos desafiadores, vídeos didáticos e atividades lúdicas são recursos que podem ser explorados pelos professores com a utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação.

Por consequência, os jovens sentem-se motivados, pois percebem que são parte ativa e importante do desenvolvimento do seu próprio aprendizado, eles percebem que são os protagonistas do processo e gostam disso.

Tecnologia na educação use-a como aliada no processo pedagógico!

Como inserir a tecnologia na educação?

As tecnologias já vêm sendo utilizadas nas escolas já faz um bom tempo. Cada escola e professor precisa adotar isso a seu tempo e desde que tenha um sentido e uma justificativa. Ou seja, não pense na tecnologia como algo para “cumprir tabela”, mas como um recurso pedagógico.

Confira alguns tipos de tecnologia que já são tendência no meio escolar:

  • Realidade virtual

A realidade virtual é capaz de simular e induzir efeitos sonoros, visuais e táteis no usuário, possibilitando com que ele conheça diferentes ambientes e épocas de uma maneira muito realística. A ferramenta pode muito bem ser utilizada em uma aula de história, sendo muito mais interativa do que apenas a leitura de um livro ou a apresentação de slides!

  • Gamificação

A gamificação é muito utilizada nas metodologias ativas de ensino e consiste em utilizar jogos virtuais em sala de aula para motivar e engajar os estudantes.

Além de ser uma opção muito eficaz para atrair os alunos , a gamificação também aperfeiçoa e desenvolve habilidades como o trabalho em equipe, o espírito cooperativo e a criatividade.

  • Lousa digital

A lousa digital é uma solução para substituir o quadro negro.

Por meio dos seus recursos interativos, o educador trabalha os conteúdos com seus alunos de forma completa e muito abrangente.

Esses três exemplos foram utilizados em muitas escolas nacionais e internacionais com sucesso e insucesso. Isso se dá porque a decisão de usar uma ou outra ferramenta tecnológica deve se dá a partir dos objetivos de aprendizagem e de uma visão clara do currículo.

E como você utiliza a tecnologia em sala de aula?

Dentro de um plano de aula e proposta pedagógica bem estruturados, a tecnologia se torna um grande aliado dos professores em sala de aula.