A leitura colaborativa é uma estratégia que possui a capacidade de favorecer o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos em sala de aula. Por esse motivo, é uma prática muito utilizada pela maioria dos professores.
Ainda não utiliza desse método em suas aulas? Leia a matéria e veja como a leitura compartilhada pode ter grandes resultados nas habilidades leitoras de seus alunos!
Antes de tudo, o que é leitura colaborativa?
A leitura compartilhada ou colaborativa trata-se de uma atividade em que os alunos estudam determinado texto de forma conjunta e com a mediação do professor.
O objetivo da atividade não é, necessariamente, ensinar um conteúdo em específico, mas sim demonstrar aos estudantes o processo necessário para decifrar o que está escrito e compreender, da forma correta, as ideias e intenções do autor em questão. Contudo, a aprendizagem do conteúdo acontece, invariavelmente.
Qual é a importância de se incentivar a leitura colaborativa?
Como já foi explicado, a atividade não foca na produção, mas sim no processo. Por esse motivo, o conteúdo explorado é a própria leitura e sua prática contínua contribui para melhorar as habilidades dos estudantes nesse quesito.
Por mais simples que possa parecer, a leitura colaborativa compartilhada possui o papel de ensinar o aluno a ler. Porém, não é só colocar cada aluno para ler um livro no seu próprio canto. Se fosse dessa maneira, cada um poderia fazê-lo em suas casas. Na leitura colaborativa em sala de aula, o professor mostra quais são as estratégias para que o entendimento do texto seja o melhor possível, orientando e corrigindo os estudantes, sempre que necessário.
Essa técnica pode ser utilizada desde o processo de alfabetização ao ensino superior. Nesse ultimo contexto, o objetivo é compartilhar interpretações e visões de mundo para a produção do conhecimento. Ouvir a opinião dos outros é sempre construtivo.
Portanto, qual é o papel do professor durante a leitura colaborativa?
O professor é fundamental para o sucesso da atividade de leitura colaborativa. A sua mediação deve ser realizada de forma consciente e a fim de orientar para que os alunos atinjam os objetivos que foram propostos pela atividade.
Leitura de Livros:
É preciso que o professor, durante a leitura, amplie a visão dos estudantes quanto ao contexto necessário para que se entenda a obra. Se for um livro de história, por exemplo, o mestre deve familiarizar os alunos com as características do período citado, com o estilo do autor em questão e outras referências que facilitem a interpretação da obra. Essa estrutura pode ser utilizada do ensino fundamental 2 à universidade
No ensino fundamental 1, sugerimos que comecem analisando a capa e que perguntem aos alunos sobre o que eles acreditam que o livro se trata. Estimule a imaginação. Mostre a estrutura do livro desde a parte física ao conteúdo.
Em ambos os contextos, faça um inicio bem interessante para que eles queiram começar a atividade. Planeje bem esse momento pois ele vai definir como será o envolvimento.
Na leitura compartilhada e colaborativa, o significado obtido através do texto é ampliado. Cada aluno pode compartilhar a sua interpretação e aprimorar as suas ideias com base no que cada um percebeu.
Outras Leituras:
Não são só livros que podem ser utilizados no processo. Leis, artigos científicos, textos de jornais e matérias em sites também podem ajudar no entendimento das questões propostas, já que possuem fotografias, gráficos, tabelas, linhas do tempo, dentre outros.
Nesse caso, faça uma introdução sobre a melhor forma de estudar um material como esse. Se possível, desenhe um método ou estabeleça umas perguntas guias.
Nesse sentido, o professor deve ser o agente que, com a sua intervenção já planejada, promova essa troca de informações e experiências e acrescente o que achar necessário para tornar a atividade mais enriquecedora do ponto de vista pessoal – porque ensinará os estudantes a visualizar e entender diferentes pontos de vista – e do educacional, oferecendo uma forma interativa de entender o conteúdo.
Como trabalhar leitura colaborativa?
Para garantir que o plano de aula sobre leitura colaborativa seja bem-sucedido e proveitoso, existem algumas dicas que devem ser levadas em consideração. Confira:
-
Procure planejar de forma cuidadosa a atividade
O texto a ser trabalhado e as perguntas que você fará devem ser planejadas com antecedência, de acordo com o objetivo estabelecido para aquela atividade. Se o planejamento for o de mostrar aos alunos a importância de alguma lei em específico, por exemplo, você deve estar preparado(a) para perguntar e conduzir a leitura e o debate até que os alunos cheguem à conclusão.
Selecione materiais e recursos que levará como suporte, lembrando, é claro, de levar o objeto da leitura.
-
Crie um clima que proporcione confiança aos participantes
Como já foi comentado, cada pessoa entende um texto de maneira diferente, nem sempre sendo da forma mais completa. O compartilhamento de cada ponto de vista é essencial para que o grupo possua um entendimento mais amplo sobre o assunto. Mas, para que isso possa acontecer, você deve proporcionar aos alunos um ambiente do qual eles se sintam seguros para fazer a leitura e para expressar suas ideias, sem temer por julgamentos.
-
Planeje pausas estratégicas
Durante as pausas, você deve coordenar para que cada um fale o que entendeu sobre aquele trecho que foi lido.
Dessa maneira, você deve retomar e interromper a leitura em momentos cruciais para o alcance do objetivo. Cada pausa deve ser acompanhada de uma série de perguntas já estipuladas para provocar a reflexão sobre o tema e debatam entre si. As perguntas poderão ser respondidas, individualmente, em duplas, trios ou grupos.
Esse processo na leitura colaborativa de uma crônica, por exemplo, faz com que os estudantes façam deduções sobre o texto e que prestem atenção em cada detalhe que acabaria passando despercebido se a leitura fosse individualizada.
-
Mude a organização da turma
Em alguns momentos da aula, deixe cada aluno em sua carteira, em outros, organize eles em dupla e passe alguma tarefa correlata à leitura. Se possível, lance um desafio ou faça atividades que exijam movimento e criatividade. Você pode ainda pedir que se organizem em grupos para debater ou esclarecer algum ponto conflituoso ou de maior duvida, por exemplo.
Viu como é simples organizar uma leitura colaborativa? Esta é uma das dinâmicas para sala de aula mais utilizadas e que melhor consegue engajar estudantes. Comece agora mesmo a utilizá-la em classe a seu modo e com a sua cara!
Bom dia, já trabalhei muito com projetos envolvendo gêneros textuais, mas não fazia a leitura colaborativa porque não conseguia o envolvimento deles, porém com essas paradas no texto em estudo e a sugestão de variedades de perguntas por grupos cada grupo trabalhará assuntos diferentes e o debate ampliará e instigará a participação do outro quando concordar ou não com a opinião do falante. Gostei muito da sugestão e como várias professores também estou me sentindo sem chão na minha sala de aula, mas agora com essa possibilidade de aprendizagem ativa me sinto mais feliz em mudar essa angústia que sinto como se não soubesse fazer aquilo que tanto gosto: lecionar, conviver com os alunos a evolução da aprendizagem.
Técnica muito interessante e serve para qualquer tipo de texto podendo ser adotado em outras disciplinas além do português.
Olá Gisele, com certeza!!
Bom estou a um ano afastada, sou formada em pedagogia atualmente na escola que eu trabalho sou monitora de sala de aula mas quando faltava professor se não estava em meu horário de serviço eu substituía o professor já trabalhei com vários projetos inclusive comecei a trabalhar com a leitura colaborativa, mas não consegui o envolvimento de todos eles se distraiam bastante, porém eles tinham uma certa dificuldade.
Eu entendo! Você vai gostar muito do Curso de Aprendizagem Ativa na Prática!
Muito legal as dicas, estratégias !
Importante conteúdo para reflexão e uso em prática.
Procuro praticá-lo em treinamentos empresariais que envolvem elaboração de Instrução de Trabalho, que nada mais é que uma lista de atividades, organizada e sequencial, que mostra o passo a passo do como resolver um processo até o seu final.
Existe para isto um propósito maior que é onde se pretende chegar com uma Instrução de Trabalho bem elaborada.
O compartilhamento entre alunos, deixando-os interpretar o texto, gradativamente, em cada atividade inserida na Instrução de Trabalho, é vital e funciona na prática.
Eventuais desvios, durante essa dinâmica, o mediador atua, procurando buscar o alinhamento e equilíbrio de aprendizado coletivo, mantendo-se o clima na turma.
Variar posições na sala de treinamento, entre alunos, também é ótimo e deixa a turma mais descontraída, a vontade e por fim mais interessada no conteúdo.
Reforço a importância da comunicação inicial do mediador (instrutor, professor) pois ela precisa ser clara sobre o propósito de compartilhar e ser clara sobretudo em torno do conteúdo de uma Instrução de Trabalho, pois assim os alunos estarão inseridos, comprometidos, preparados para suas rotinas diárias, em torno desta Instrução.
Achei interessante essa nova forma de trabalhar o texto. Contudo, senti falta de exemplos práticos e de uma definição da leitura colaborativa. Os alunos leem em voz alta ou silenciosamente? Um ou dois relatos de experiência ilustrariam o entendimento.
Grata pela ideia!! A leitura colaborativa deve ser feita em voz alta!